Uma vila cercada por uma muralha medieval. Uma viajem no tempo inesquecível.
INTRODUÇÃO:
A vila medieval de Óbidos é uma das mais pitorescas e bem preservadas de Portugal. Situada num ponto alto, próximo da costa atlântica, Óbidos teve uma importância estratégica no território. Já ocupada antes de os romanos chegarem à Península Ibérica, a vila tornou-se mais próspera a partir do momento em que foi escolhida pela família real. Desde que o rei D. Dinis a ofereceu a sua esposa D. Isabel, no séc. XIII, ficou a pertencer à Casa das Rainhas que, ao longo das várias dinastias, a foram beneficiando e enriquecendo. Nos dias de hoje, podemos perder-nos pelas suas ruas estreitas com as casas caiadas de branco que relembram a presença árabe em Óbidos.
Neste tour visitamos os locais mais emblemáticos: Castelo de Óbidos, o Museu Paroquial – Igreja de S. João Batista, o Portal da Vila de Óbidos e a Igreja da Misericórdia.
Saída de Lisboa com destino à vila de Óbidos.
A principal atração da cidade é o Castelo de Óbidos, construção do século XIII, que é uma das Sete Maravilhas de Portugal e hoje funciona como uma pousada.
O Portal da Vila de Óbidos contém uma bela capela de azulejos com vista para a rua principal. Os azulejos azuis e brancos do século XVIII retratam a paixão de Cristo enquanto o teto representa a coroa de espinhos.
Uma das atrações mais célebres é a prova de uma bebida típica da região, a famosa “Ginjinha” de Óbidos servida em copo de chocolate. A Ginja de Óbidos é um licor de cereja que é produzido dentro da região de Óbidos e nenhuma visita à cidade está completa sem a prova desta doce bebida alcoólica
Na gastronomia local, destaca-se a caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos, ainda melhor se acompanhada pelos vinhos da Região Demarcada do Oeste.
Durante todo o ano, um programa de eventos traz alguma animação a esta pequena localidade, mas sem dúvida os mais concorridos são o Festival Internacional do Chocolate, o Mercado Medieval e a Vila Natal, em que a vila possui decorações alusivas à época. De referir também, as Temporadas de Música Clássica Barroca, de Cravo e o Festival de Ópera que concedem uma atmosfera especial a Óbidos, com espetáculos ao ar livre nas noites quentes de verão.
Regresso a Lisboa.